sábado, 2 de maio de 2009

Aqui irei por os 10 Pecados que não se deve cometer numa entrevista de trabalho com o ambito da disciplina de psicologia
 Chegar atrasado.
 Usar roupas informais.
 Não saber nada sobre a empresa e o sector em questão.
 Expressar-se mal, com gírias ou frases sem sentido.
 Mentir sobre as suas qualificações.
 Falar mal do emprego ou do chefe anterior.
 Disputar espaço com o entrevistador.
 Vangloriar-se de suas conquistas pessoais.
 Perguntar algo durante a entrevista.
 Demonstrar desequilíbrio emocional.


Chegar atrasado

Chegar atrasado a uma entrevista, além de desorganização, demonstra que o candidato não está a dar o devido valor à entrevista. Além disso, fazer uma pessoa esperar é falta de respeito. Se por algum motivo, a pessoa se atrasar para a entrevista, deve informar imediatamente o entrevistador. Se chegar no horário correcto, mas tem compromisso para mais tarde o ideal é avisar o entrevistador com antecedência. Não faça a entrevista na correria para não se sentir pressionado. Isso pode prejudicar o seu desempenho.

Usar roupas informais

Hoje em dia, como é muito habitual, os jovens andam muito à vontade. Na faculdade, não há nada de mal nisso.
Agora, para uma entrevista de emprego, devem melhorar o visual. É preciso saber escolher a roupa e adequar o vestuário a cada tipo de empresa. Uma agência de publicidade, por exemplo, permite um visual mais informal.
Agora, se a entrevista é para uma instituição financeira, é óbvio que o candidato terá de seguir a regra básica: roupa clássica. Convêm lembrar que o que deve prender a atenção do entrevistador é o seu conteúdo e não a embalagem, por isso, jamais vá para uma entrevista de chinelos, roupa decotada, barriga á mostra, saia curta ou calções.



Não saber nada sobre a
empresa e o sector em questão

É muito comum que os candidatos vão para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa em questão ou sobre o sector em que ela está inserida, quando na verdade, ele deveria ter conhecimento do maior número de informações possível. Se a empresa de recrutamento não divulgar qual é a companhia que está em busca de candidatos, ela deverá, pelo menos, informar sobre o sector. Tem mais possibilidade de sucesso o candidato que sabe se posicionar na entrevista porque domina o assunto de trabalho, do que aquele que não se deu ao trabalho de pesquisar mais sobre a empresa em questão.

Expressar-se mal, com frases ou palavras sem sentido

O discurso mais adequado para uma entrevista é aquele em que o candidato consegue ser objectivo, responder ás perguntas do entrevistador, expor o seu ponto de vista quando é convidado a fazer isso e perguntar detalhes sobre a vaga. No meio do caminho, é muito comum que os candidatos façam uso de gírias e regionalismos na hora de tirar as suas dúvidas. A linguagem é um detalhe importante, dependendo das expressões utilizadas, o discurso demonstra certa imaturidade do candidato. O ideal é responder as perguntas com calma, ter tempo para pensar e expor as suas idéias com tranquilidade. Este é outro problema grave de muitos discursos. Tem muitos candidatos que ficam tão nervosos na hora da entrevista que se disparam a falar e quando percebem já mudou de assunto e não respondeu a pergunta do entrevistador. Isso é muito mau, já que o ritmo da entrevista é um factor importante.

Mentir sobre as suas qualificações

Mentir na entrevista é o mesmo que dar a corda para se enforcar. Inventar cursos, referências e pequenos sucessos colocam o candidato numa situação vulnerável porque, caso seja contratado, terá de sustentar essa inverdade por muito tempo. E como diz o ditado: A mentira tem perna curta, numa hora ou noutra o seu deslize será descoberto. Aí o prejuízo será bem maior. Uma vez que se o seu superior descobrir que não tem as habilidades destacadas na entrevista, perceberá que o seu perfil não atende às necessidades da empresa. Ao ser contratado, o indivíduo precisa ter claro que convenceu o entrevistador de possuir determinadas competências.


Falar mal do emprego ou do chefe anterior

Mesmo que esteja com raiva da empresa ou do chefe antigo, jamais deve falar mal deles na entrevista de emprego. O seu objectivo é investigar de que maneira o sua perfil profissional e as suas qualificações poderão ser úteis para a empresa. Caso vá logo partir para o discurso de que estava infeliz no emprego anterior porque o seu chefe o perseguia, além de desviar o foco da entrevista, está a levantar questões que podem levar o entrevistador a repensar a sua contratação. Afinal, numa situação de conflito, é preciso avaliar a parcela de culpa de ambas as partes. Além disso, falar mal da empresa ou do antigo chefe revela uma postura antiética da sua parte, pois tratam-se de segredos e detalhes de um negócio do qual não faz mais parte. Mas, atenção: isso não quer dizer que deva mentir, e sim, contornar a situação. Uma boa saída é dizer que saiu da empresa por estar á procura de novos desafios profissionais.

Disputar espaço com o entrevistador

Para disfarçar o nervosismo, há muita gente que acaba por partir para o ataque e disputar o espaço com o entrevistador durante a entrevista. Para driblar a insegurança, ele acaba por querer fazer pose de sabio a fim de triunfar sobre o entrevistador. Isso tudo, porém, é muito mais que previsível para quem trabalha com Recursos Humanos. Aí, das duas uma: ou perde a vaga porque o recrutador percebe a sua insegurança por meio de uma postura imatura de quem está na defensiva, ou acaba por ser eliminado pela prepotência e o excesso de arrogância que esse comportamento demonstra. Por isso, não entre numa disputa directa com o entrevistador. Espere, escute e aí sim, faça as suas considerações, sempre com humildade.


Gabar-se das suas conquistas pessoais

Na hora de 'vender o seu peixe' ponha o ego de lado e não em primeiro lugar. O discurso não pode estar recheado de "eu fiz"; "eu consegui"; "eu conquistei"; e "eu realizei". Quando coloca todas as conquistas na primeira pessoa pode soar mal para o entrevistador. Até porque, na maior parte das empresas, os projectos e as realizações não são fruto do trabalho individual, mas sim, de uma equipa. Procure valorizar a sua participação num projecto de sucesso implementado por uma equipa, e a partir disso, destaque como foi a sua actuação para que ele fosse bem-sucedido. Lembre-se: egocentrismo não é uma característica admirada pelos entrevistadores.

Não perguntar nada durante a entrevista

Não é porque está a fazer uma entrevista que a sua participação na conversa deve de se limitar a responder ao que o entrevistador pergunta. Por timidez ou insegurança, muita gente sai com dúvidas da entrevista e isso é mau. Caso o entrevistador não diga, é a sua obrigação perguntar detalhes sobre a rotina de trabalho e os benefícios. Porém, isso não significa que deve incorporar o perguntador chato. Caso a explicação sobre a vaga não tenha sido suficiente para esclarecer as suas dúvidas, pergunte com bastante delicadeza novamente: 'Desculpe-me, não ficou muito claro para mim'. Agora, se mesmo assim restarem dúvidas, deixe para outra ocasião. Perguntar sobre o salário não é uma coisa má, desde que não se preocupe só em saber quanto será a remuneração. Procure informar-se sobre outros detalhes para não mostrar que está interessado só no dinheiro.

Demonstrar desequilíbrio emocional

Não é segredo para ninguém que o nervosismo pode atrapalhar, e muito nos momentos decisivos. Na entrevista de emprego não poderia ser diferente. O candidato pode até ter o perfil ideal para a vaga, mas se deixar a tensão dominá-lo no momento em que precisa deixar claro as suas qualificações, a sua hipótese pode ir por água abaixo. O desequilíbrio emocional demonstrado pela insegurança e o nervosismo pode dizer ao entrevistador que não está pronto para assumir uma grande responsabilidade. Por isso, evite cometer erros como: levar um acompanhante para esperá-lo após a entrevista, colocar-se numa posição de vítima frente a adversidades. Se tem um bom currículo e as suas características correspondem ao perfil da vaga, não há motivo para se preocupar.

2 comentários: