domingo, 15 de março de 2009

Dia Mundial do Consumidor

Hoje dia 15 de Março de 2009 comemora-se mais um "Dia Mundial do Consumidor". Ao contrário do que as minhas colegas fizeram nos textos passados,não vou publicar os direitos e deveres do consumidor, aquilo que irei fazer é um texto em que tentarei estabelecer um ponte entre a psicologia/sociologia e os direitos e deveres do consumidor, contendo sempre uma opinião pessoal.
Hoje em dia o consumidor é muito influenciado o que leva á compra e/ou aquisição de um produto ou serviço.
Aquilo que nós vemos a passar todos os dias nos intervalos das novelas, dos programas prendem muito a nossa atenção, pois os profissionais qualificados dão asas á sua imaginação e faz para que isso aconteça, não pondo de lado também o facto de nós sermos bastante consumidores, mesmo em tempo de crise, atrevendo-me até a dizer que somos mais consumidores em tempo de crise, mais em certas alturas do que no ano inteiro.
A forma como as campanhas são feitas jogam imenso com as emoções e de certa forma com o nosso poder decisão.
O nosso quase imediato poder de decisão faz com que os nosso direitos enquanto consumidores, quando não sabemos os mesmos, sejam de certa forma violados. Mas também não nos podemos esquecer que temos deveres, e muitas vezes são esquecidos, porque á pessoas que pensam "ah, á direitos, e se eu tenho direito aquilo, porquê não ter". Muitas vezes os direitos não têm um grande peso, ou melhor, não possuem um peso superior ao dos deveres. Ja deviamos de saber que quando á direitos, estão também sempre presentes os deveres.
Um exemplo já dado na aula, demonstra de certa forma a falta de importancia que os direitos e os deveres exercem sobre as pessoas. No caso da ausência de um pai na vida dos filhos, faz com que este os compense com bens materiais, coisas que até podem vir a por em risco a saúde dos mesmo, indo ao encontro a um dos direitos do consumidor "Direito à protecção da saúde e segurança". Neste exemplo estabeleço uma ponte entre a psicologia, que seria o facto de o pai ausente estar de certa forma a "comprar" os sentimentos/atenção dos filhos, isso mais tarde irá trazer consequências para os mesmos e o facto de comprar e não saber aquilo que está a comprar(passo a redondância) pondo assim em risco a segurança e a saúde de quem usa, mas também esta-se a prejudicar, mas esta de uma forma indirecta, com o seguinte direito "Direito à protecção dos interesses económicos", muito pelo contrário, está a po-los em causa.

O meu objectivo ao escrever este texto, era para, de certa forma, alertar e incentivar as pessoas para saberem os direitos e os deveres do consumidor para que se algum tiverem de fazer uso para alguma situação de momento, ter com que se possa "defender"


Texto publicado por João Jesus, N.º27037

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